CCEE realiza seletiva de indicados ao conselho; ANEEL alerta que estatuto ainda não foi aprovado

Marisa Wanzeller e Leila Coimbra, da Agência iNFRA

Uma pré-seleção dos indicados para as vagas abertas no Conselho de Administração da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) está prevista para ser realizada nesta quarta-feira (12). As indicações dos segmentos (geração, distribuição, comercialização e consumo) foram consolidadas na terça-feira (11), quando os agentes tiveram conhecimento dos nomes apresentados.  

Apesar do cronograma de eleição do CA já estar definido, Ricardo Tili, diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que relata o novo estatuto da CCEE, alerta que o documento ainda não foi aprovado e pode sofrer alterações na reguladora. O novo estatuto prevê regras e definição de vagas que estão sendo consideradas no processo de eleição em curso na câmara de comercialização. 

“Eu vejo com preocupação [a indicação de membros para o conselho]. Não há garantia de que o estatuto será aprovado do jeito que foi enviado, ainda está sob avaliação da área técnica. Depois disso, a diretoria ainda vai deliberar e pode ser aprovado. Mas também está sujeito a não ser aprovado e até devolvido”, afirmou o diretor à Agência iNFRA.

Indicações
Cada segmento poderá encaminhar até seis nomes (três titulares e três suplentes) para análise por uma consultoria responsável por habilitá-los para a eleição na AGE (Assembleia Geral Extraordinária) convocada para o dia 25 de junho. Somente na assembleia serão eleitos quatro novos conselheiros, cada um representando um segmento do setor. 

Assim, as categorias que ultrapassaram o limite de indicados passarão por uma seletiva hoje. Apenas os mais votados pelos agentes serão encaminhados para o processo de habilitação.

Os segmentos com mais de seis indicações foram comercialização e geração. Distribuição tem seis nomes indicados, enquanto consumo apresentou quatro.

Segundo uma fonte, no segmento de comercialização a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) indicou vários executivos que trabalham lá para forçar uma ida para as seletivas. Dos nove integrantes da lista, seis foram da Abraceel.

Confira todos os nomes abaixo.

Comercialização: 1) Roberto Castro; 2) Alexandre Pedroza Monteiro Lopes; 3)  Ângela Batista de Oliveira; 4) Bernardo Ramos Sicsú; 5) José Olivio Casadei Junior; 6) Reginaldo Almeida de Medeiros; 7) Frederico Rodrigues; 8) Solange Mendes Geraldo Ragazi David; 9) Carlos Rubens Rafael Dornellas. 

Geração: 1) Ricardo Nino Machado Pigatto; 2) Luiz Carlos Ciocchi; 3) Ítalo Tadeu de Carvalho Freitas Filho; 4) Luis Laércio Simões Machado Junior; 5) Marcelo Renault Miranda Freitas; 6) Eduardo Antonio Gori Sattamini; 7) Marcos Keller Amboni; 8) Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa; 9) Roberto Castro; 10) Aurélio Cesar Nogueira Amaral; 11) Marcelo Cruz Lopes.

Consumo: 1) Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa; 2) Daniel Marrocos Camposilvan; 3) Luis Anselmo Santos Silva; 4) Luciano Campitelli Conti.

Distribuição
A lista apresentada pelo segmento de distribuição é composta por executivos das concessionárias: 1) Fabiano da Rosa Carvalho, diretor de Regulação da Neoenergia; 2) Hugo Renato Anacleto Nunes, diretor-executivo de Negócios Liberalizados da Neoenergia; 3) Anna Paula Hiotte Pacheco, CEO da Enel Rio de Janeiro; 4) Guilherme Gomes Lencastre, CEO da Enel São Paulo; 5) Cristiano de Lima Logrado, diretor de Regulação da Equatorial; e 6) Marcos Antônio Souza de Almeida, CEO da Equatorial Pará. 

O presidente da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), Marcos Madureira, e o ex-conselheiro da câmara Marco Delgado foram cotados, mas não entraram na lista de indicados.

Tags:

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo