da Agência iNFRA
A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) comunicou na manhã desta quarta-feira (12) que a pré-seleção (seletivas) para os candidatos ao novo Conselho de Administração do órgão está temporariamente suspensa.
“Desta maneira, as votações previstas para as categorias de comercialização, às 11h, e de geração, às 17h, não serão realizadas na data de hoje [12]”, diz o comunicado divulgado aos agentes.
Ontem, o diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Ricardo Tili se mostrou preocupado com a decisão da CCEE de realizar as eleições sem a aprovação do estatuto da Câmara pela agência reguladora.
“Não há garantia de que o estatuto será aprovado do jeito que foi enviado, ainda está sob avaliação da área técnica. Depois disso, a diretoria ainda vai deliberar, e pode ser aprovado. Mas também está sujeito a não ser aprovado e até devolvido”, disse Tili à Agência iNFRA na terça-feira (11).
Para uma fonte que participa do processo, a iniciativa da ANEEL de alertar para o açodamento do processo, e a decisão de cancelar, foram acertadas: “Na minha opinião, não estão errados, essa eleição estava sendo conduzida a toque de caixa, num atropelo e sem justificativa. Beira a ilegalidade”, afirmou.
A eleição final do novo conselho estava agendada para AGE (Assembleia Geral Extraordinária) no dia 25 de junho.
Leia aqui o comunicado da CCEE.