21/07/2025 | 16h48  •  Atualização: 23/07/2025 | 12h44

CGU conclui que Enel SP não seguiu plano de contingência para eventos extremos em outubro de 2024

Foto: CGU/Divulgação

Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA

A CGU (Controladoria-Geral da União) concluiu que a Enel São Paulo não seguiu o plano de contingência da empresa no apagão de outubro de 2024, que deixou 1,16 milhão de consumidores sem energia. O plano elaborado após o blecaute de novembro de 2023 estabelecia a atuação de 1.266 equipes, mas no primeiro dia do apagão de 2024 apenas 560 equipes foram mobilizadas, segundo o relatório.

De acordo com a auditoria realizada pelo órgão, isso pode ter afetado a agilidade no restabelecimento do serviço de distribuição de energia elétrica. A CGU recomenda que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) implemente um procedimento de fiscalização específica para situações de emergência.

A CGU também apontou fragilidades na regulamentação que monitora o desempenho das concessionárias durante eventos extremos. Nesse sentido, recomendou à ANEEL que faça um aprimoramento das diretrizes para monitoramento do desempenho das concessionárias nestes casos.

A conclusão consta no relatório final da auditoria, publicado nesta segunda-feira (21), que avaliou a conformidade das ações da ANEEL em resposta às interrupções no fornecimento de energia em 2023 e 2024 na cidade de São Paulo.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!