Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
A ANM (Agência Nacional de Mineração) convocou o superintendente de outorga de títulos minerários, Cláudio Roberto Freire, para assumir o cargo de diretor substituto pelo prazo de 180 dias, contados a partir de segunda-feira (4), ou até a chegada de novo titular.
No último dia 29 de julho, encerrou o prazo de seis meses de atuação de Luiz Paniago Neves, também como diretor substituto da agência. Neste caso, o técnico chefiava outra área técnica do órgão, a Superintendência de Segurança de Barragens de Mineração.
Freire, que assume provisoriamente uma cadeira no comando da ANM, é formado em Engenharia de Minas, na Universidade Federal de Ouro Preto. Possui mestrado em Geociências na Unicamp e MBA em Gestão Empresarial na FGV (Fundação Getulio Vargas).
Como executivo do setor, atuou como diretor da MineXplore, gerenciou atividades da Mina Morro do Ouro, em Paracatu (MG), e operações de manganês, em Carajás (PA). Em Catalão (GO), Freire foi gerente de Operação e Beneficiamento na empresa Mosaic Fertilizantes.
A convocação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5).








