Gabriel Vasconcelos e Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA
O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) deve tratar de medidas para o mercado de gás natural, como o acesso a infraestruturas de escoamento, e a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 em reunião extraordinária até o fim de setembro, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta sexta-feira (5).
Silveira disse ainda que aguarda consenso entre os ministérios para marcar a data do encontro, mas não explicou sobre qual item da pauta. A reunião estava prevista para o início de agosto, mas foi desmarcada por falta de acordo entre o governo e o grupo de petroleiras lideradas pela Petrobras sobre as medidas relacionadas ao gás natural.
“Estamos aguardando a finalização da instrumentalização técnica dos processos que serão submetidos ao CNPE, que passa por 16 ministérios. Quanto mais consensuadas as matérias pelas áreas técnicas, mais facilidade tem o CNPE de aprovar”, disse a jornalistas, após a cerimônia de posse dos novos diretores da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), no Rio de Janeiro.
O ministro disse ainda que propôs a realização da primeira reunião do CNPM (Conselho Nacional de Política Mineral) para os próximos dias, para debater sobre minerais críticos.








