da Agência iNFRA
A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) formalizou, nesta sexta-feira (19), sua filiação à Abcon (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento). É a primeira empresa pública a compor o grupo de associadas da entidade representativa. O movimento ocorre após a Abcon atualizar seu Estatuto Social, possibilitando a filiação de empresas estatais ao quadro associativo.
“A iniciativa [que altera o estatuto] amplia o escopo de atuação da entidade e fortalece o ambiente de cooperação entre diferentes modelos de prestação de serviços no setor de saneamento”, disse a entidade, que adota nome atualizado a partir da mudança.
Para a Abcon, a adesão da Copasa à associação do setor reforça a estratégia da companhia de ampliar o diálogo técnico, institucional e regulatório para o cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento. Atualmente, está em discussão no governo de Minas a desestatização da empresa, com possibilidade de o leilão ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do diretor-presidente da Copasa, Fernando Passalio, que formalizou a filiação ao lado da diretora-presidente da Abcon, Christianne Dias Ferreira, e do presidente do Conselho de Administração da entidade, Rogério de Paula Tavares, que fica no cargo até o final deste ano.
Também participaram o secretário de Estado Adjunto Frederico Amaral, representando a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
“Com a adesão, a Copasa passa a integrar um ambiente de interlocução qualificada que atua na defesa dos interesses do setor junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de acompanhar processos regulatórios, subsídios, consultas públicas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e debates estratégicos para o desenvolvimento do saneamento no país”, afirmou a Abcon.
O presidente da Copasa, Fernando Passalio, disse que a parceria representa um passo relevante da Copasa na agenda de modernização e fortalecimento institucional. “A associação permite acesso a apoio multidisciplinar, estudos técnicos e articulação setorial voltados à atração de investimentos e estruturação de projetos que vão contribuir para aceleração da universalização dos serviços de água e esgoto em Minas Gerais”, afirmou.
Para Tavares, a chegada da Copasa reforça a representatividade do setor em um dos mais importantes estados brasileiros. “Representa um marco para a Abcon, pois trará capilaridade aos temas setoriais. A Abcon inicia um novo ciclo com mais força para contribuir com as políticas públicas de saneamento básico”, afirmou.
De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a parceria amplia o diálogo com o setor e fortalece a adoção de práticas sustentáveis na prestação dos serviços. “Esse é um passo importante para tornar a Copasa ainda mais preparada para os desafios da universalização do saneamento, com foco em eficiência, inovação e responsabilidade ambiental”, ressaltou.
Já a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico reforçou que a adesão fortalece a Copasa como uma empresa mais moderna, preparada para os desafios regulatórios e capaz de dialogar com as melhores práticas do setor.








