Detran de Minas Gerais começa a multar motoristas que não fizeram exames toxicológicos

da Agência iNFRA

O Detran de Minas Gerais começou a enviar notificações de multa a motoristas habilitados nas categorias C, D e E que não fizeram os exames toxicológicos obrigatórios. Outros estados devem iniciar o procedimento nos próximos dias.

O exame voltou a ser obrigatório após o período da pandemia de Covid-19 por uma decisão do Congresso Nacional do ano passado e foi dado um prazo para que os motoristas dessas categorias regularizassem a situação. 

Houve um escalonamento definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes para a apresentação do exame. 

Quem tem a CNH vencendo nos meses de janeiro a junho (de qualquer ano), deveria ter entregue os exames até 31 de março. Já os condutores com a CNH vencendo entre julho e dezembro, tinham até 30 de abril para fazerem o teste.

Como já se passaram mais de 30 dias do exame toxicológico vencido de alguns condutores, as multas estão começando a ser enviadas automaticamente pelos Detrans dos estados.

Os motoristas cujas datas de vencimento da habilitação são no segundo semestre ainda podem fazer os exames antes do prazo de notificação. A orientação é que os condutores que perderam o prazo também façam, para evitar novas autuações.

A penalidade aos condutores é de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH, além do impedimento de renovar a carteira.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos