da Agência iNFRA
A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) recomendou a implantação de novas obras de transmissão para garantir o atendimento à Região Metropolitana de Salvador a partir de 2028. O estudo prevê a construção de duas subestações – Arembepe II e Lauro de Freitas II –, além de 95 quilômetros de linhas de transmissão em 230 kV (quilovolts) e o recondutoramento de outros 26 quilômetros de linhas existentes.
Segundo a EPE, os investimentos estimados somam cerca de R$ 1,02 bilhão em novas instalações da Rede Básica e Rede Básica de Fronteira. A proposta também inclui reforços na Subestação Matatu para ampliar a confiabilidade do sistema elétrico da capital baiana.
O estudo avaliou seis alternativas de expansão e indicou a solução considerada mais adequada do ponto de vista técnico, econômico e ambiental para acompanhar o crescimento da demanda de energia na região.
A elaboração contou com participação da Neoenergia Coelba, da Axia Energia e da consultoria TSE Consulting.






