da Agência iNFRA
A Agência iNFRA promove, na próxima semana, um encontro que reunirá agentes públicos e privados do setor elétrico para debater o papel fundamental das grandes usinas hidrelétricas na descarbonização e sua função como bateria natural do sistema, o que garante a estabilidade do abastecimento de forma limpa. O evento será realizado na manhã do dia 25 de setembro, na Casa ParlaMento, em Brasília.
A presidente da Abrage (Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica), Marisete Dadald, e o presidente da CME (Comissão de Minas e Energia), deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), fazem a apresentação inicial, às 9h, que será seguida pelo painel de abertura, às 9h15.
Este painel contará com a participação do secretário de Energia Elétrica do MME (Ministério de Minas e Energia), João Daniel Cascalho; do diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa; do diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Márcio Rea; do diretor financeiro da Itaipu Binacional, André Pepitone; do presidente da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia), Alexandre Ramos; e do presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Thiago Prado.
Às 10h, será realizada a primeira mesa de debate: “Visão do Setor Público”, com a presença do secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Gustavo Ataide; do diretor da ANEEL Gentil Nogueira; do diretor do ONS Christiano Vieira; do superintendente da EPE Gustavo Ponte; e do conselheiro de Administração da CCEE, Ricardo Simabuku. A mesa terá como moderador o presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso.
Na segunda mesa de debate: “Visão dos Agentes”, participam Diogo Mac Cord, vice-presidente da Copel; Fabio Zanfelice, presidente da Auren; Luiz Laércio, diretor de Regulação da Eletrobras; e Camila Fernandes, diretora da Abrage. A moderação será de Fernando Mosna, diretor da ANEEL.
Para encerrar o evento, Marisete Dadald e o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) farão as considerações finais. Toda a programação será transmitida pelo canal da Agência iNFRA no YouTube.
O evento “O papel das hidrelétricas na transição energética” tem patrocínio do Governo do Brasil, Itaipu Binacional, Eletrobras e Copel, e conta com apoio da Abrage (Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica).








