da Agência iNFRA
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) deve votar e aprovar em reunião extraordinária da diretoria nesta quinta-feira (11) o edital do processo competitivo simplificado do Aeroporto Internacional do Galeão (RJ). Segundo apurou a Agência iNFRA, o teste de mercado deve ser marcado para março, como originalmente previsto. Os documentos ficaram em consulta pública, que se encerrou em 5 de novembro.
Será o primeiro certame simplificado de aeroportos. O contrato do Galeão foi remodelado em negociação dentro da SecexConsenso do TCU (Tribunal de Contas da União). O novo contrato prevê a saída da Infraero, que tem 49% das ações. Depois de negociar a repactuação, a Changi, parte privada da gestão do Galeão, fechou um acordo para o fundo da Vinci Compass assumir 70% das ações que a operadora tem na concessão.
Pelo processo competitivo, a concessionária atual precisará ofertar pelo menos um lance mínimo de R$ 932,8 milhões. Se mais alguém apresentar proposta, ela participa da fase em viva-voz do leilão somente se estiver entre as três melhores propostas ou no intervalo de 90% do maior valor ofertado.
Como mostrou a Agência iNFRA, a entrada da Vinci Compass na operação foi lida no setor como uma forma de a Changi se fortalecer financeiramente para essa disputa. Se tiver sucesso no teste de mercado, a nova parceira vai ampliar sua participação via aumento de capital pela compra da fatia da Infraero, o que vai diluir a participação da Changi a cerca de 15% no total da operação do Galeão.








