da Agência iNFRA
O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.
A regulamentação busca padronizar a qualidade da água de reúso para fins como limpeza urbana, irrigação e processos industriais.
A decisão foi tomada em plenária especial realizada na sede do Ibama, em Brasília (DF). Além de dispor sobre a qualidade da água, a nova regra tem por objetivo diminuir a pressão sobre os mananciais hídricos nos períodos de escassez.
A CTEC (Câmara Técnica de Educação, Informação e Ciência e Tecnologia), do CNRH, em articulação com o Conama, desenvolveu as diretrizes aprovadas nesta terça. A resolução e anexos serão publicados no DOU (Diário Oficial da União).





