da Agência iNFRA
O MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) e a Secretaria Nacional de Hidrovias vão promover nos dias 15 e 16 de setembro uma sondagem de mercado para discutir a concessão da Hidrovia do Paraguai. A iniciativa busca ouvir investidores, instituições e especialistas sobre a viabilidade do projeto, o primeiro do tipo no Brasil.
As inscrições seguem abertas até 10 de setembro neste link. O formato das reuniões será individual com diretores do ministério e da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), responsável pela estruturação da proposta.
Após a sondagem, os estudos finais serão consolidados e submetidos ao TCU (Tribunal de Contas da União). Com a aprovação do órgão de controle, o edital será publicado e o leilão poderá ser realizado.
A hidrovia
A concessão da Hidrovia do Paraguai integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, com cerca de 600 quilômetros em território brasileiro, o trecho concedido abrangerá o Tramo Sul, o Canal do Tamengo e estruturas associadas, entre Corumbá (MS) e a foz do Rio Apa. A futura operação deve assegurar calado de três metros no período de cheias e dois metros na estiagem, garantindo a navegabilidade durante a maior parte do ano.





