Infraestrutura sustentável é o tema do encontro MoveInfra de 2023, em dezembro

da Agência iNFRA

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e sustentável da infraestrutura do Brasil, autoridades e especialistas do mercado reúnem-se no evento “Infraestrutura: Caminhos para transição sustentável”, promovido pelo MoveInfra.

O encontro está agendado para o dia 14 de dezembro, no B Hotel, em Brasília (DF), e discutirá os desafios atuais e as estratégias para a construção de um caminho rumo ao futuro sustentável do setor.  

O MoveInfra, movimento que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país – CCR, EcoRodovias, Hidrovias do Brasil, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo – tem entre suas diretrizes o desenvolvimento sustentável do setor. A Agência iNFRA será parceira do evento, produzindo conteúdo e divulgando as principais informações sobre o encontro.

O programa do evento está definido, com três principais temas a serem debatidos por especialistas dos setores público e privado ao longo de todo o dia.

No painel “Social e Desenvolvimento: Como preparar a força de trabalho para o futuro da infraestrutura”, serão debatidas estratégias para garantir mão de obra qualificada para projetos de infraestrutura, atendendo às demandas do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além do impacto social, de geração de emprego e renda, com investimentos em infraestrutura.

No painel “Desenvolvimento sustentável e transição energética”, a relação entre crescimento econômico e transição energética, os desafios para o cumprimento das demandas do Novo PAC, e como dar vazão aos processos de licenciamento ambiental com as regras atuais farão parte das discussões.

O financiamento para investimentos em concessões, em um cenário de juros ainda elevados, a possibilidade de utilização de recursos de bancos de fomento para iniciativas de descarbonização e obras de adaptação climática estão entre os temas do painel “Como garantir recursos para o salto de investimentos em infraestrutura”.

Potencial de investimentos
Para a CEO do MoveInfra, Natália Marcassa, os debates buscarão detalhar formas para que o país possa acelerar os investimentos em infraestrutura, que seguem em percentual ainda distante do ideal, buscando ser o destino prioritário de investimentos no mundo, sob a ótica de desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.

“O Brasil tem potencial de atrair investimentos significativos em infraestrutura se buscarmos um ambiente regulatório seguro e melhores condições de financiamento. Acreditamos também que o debate da transição energética abre portas para o setor com oportunidades do desenvolvimento sustentável da logística.”

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo