10/09/2025 | 14h01  •  Atualização: 12/09/2025 | 07h39

Linhão de Tucuruí é energizado e interliga Roraima ao sistema elétrico

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA

O linhão de Tucuruí foi energizado nesta quarta-feira (10) interligando o estado de Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional). O acionamento da nova linha de transmissão que liga Manaus a Boa Vista foi feito pelo presidente Lula na sede do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), em Brasília. 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou a jornalistas após o evento que com a energização do linhão, “Roraima já está 100% conectada ao SIN”. Segundo ele, a geração térmica no estado será reduzida, resultando em economia na conta de luz de todo o país, enquanto a importação de energia da Venezuela poderá ser substituída a depender dos custos.

O presidente Lula elogiou o sistema elétrico brasileiro durante o evento. “Agora o empresário que quiser investir e fazer uma fábrica em Roraima, vai ter condições pra isso com energia de qualidade. Estamos orgulhosos de poder hoje dizer que Roraima está ligada ao restante do Brasil. Não existe mais diferença. São 175 mil quilômetros de rede transmissão no Brasil. Aqui tudo é igual. E ainda vamos ligar a outros países da América do Sul, sendo o centro da transição energética”, afirmou.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!