da Agência iNFRA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a destinação de cerca de R$ 1,1 bilhão para obras de mobilidade urbana em Ribeirão Preto (SP), com recursos do programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades. A portaria foi assinada nesta quinta-feira (18), no Palácio do Planalto, e prevê a implantação de um corredor viário ligando as zonas Leste e Oeste do município, com financiamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
O projeto inclui a construção de faixas exclusivas para ônibus, ciclovias, calçadas acessíveis, passarelas, pontes e obras de drenagem, além da requalificação de parques lineares e da iluminação pública. Ao todo, estão previstos 84,4 km de pavimentação, 69,1 km de recapeamento, 31,8 km de ciclovias e ciclofaixas e 115,8 km de calçadas. Segundo o governo federal, a iniciativa deve beneficiar diretamente mais de 344 mil pessoas.
Durante o evento, também foi assinado o convênio do PAC Cidades para a implantação de uma estação de tratamento de água em Jacareí (SP). Lula afirmou que os investimentos federais não consideram alinhamento partidário entre governos e ressaltou que as obras têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população e reduzir desigualdades urbanas.








