da Agência iNFRA
Pelo menos 13 dos 19 aeroportos regionais federais que foram levados para concessão tiveram propostas de empresas apresentadas na segunda-feira (24) e parte deles deverá ter disputa entre concorrentes na próxima quinta-feira (27), quando acontece a fase de lances do leilão, segundo apurou a Agência iNFRA.
O projeto do Ministério de Portos e Aeroportos, denominado AmpliAr, pretende repassar às concessionárias que administram aeroportos de grande porte no país unidades menores e deficitárias em troca de reequilíbrio nos contratos atuais.
Os aeroportos dessa primeira rodada se encontram nas regiões Norte e Nordeste do país e algumas unidades despertavam o interesse dos grupos que já operam aeroportos no país, como as de Parintins (AM) e Jericoacoara (CE).
Após o leilão, as unidades que não tiveram interessados poderão ter o modelo de alocação direta por parte do ministério. Pelo menos dois contratos que estão em processo de repactuação, os dos aeroportos de Brasília (DF) e Viracopos (SP) podem receber unidades regionais dentro do novo contrato repactuado.
No caso de Brasília, segundo apurou a Agência iNFRA, um acordo na SecexConsenso do TCU (Tribunal de Contas da União) está acertado e agora depende dos trâmites internos no órgão para ser levado ao plenário. Esse acordo prevê, além da inclusão de unidades regionais, um processo competitivo pelo novo contrato. Já o acordo sobre Viracopos está em início de negociação na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).








