da Agência iNFRA
O número de passageiros em aeroportos da região Centro-Oeste cresceu 7,6% no período que vai de janeiro a agosto, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Levantamento da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) mostrou que o número saltou de 16,27 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais para 15,12 milhões.
Em nota, a agência reguladora comentou o desempenho como uma confirmação da “tendência de expansão do transporte aéreo na região, impulsionada pelo turismo, agronegócio e pela recuperação econômica”. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Centro-Oeste “tem um papel estratégico para o desenvolvimento do país”.
O principal terminal da região, o Aeroporto de Brasília, movimentou em agosto 1,5 milhão de passageiros, o que corresponde a um aumento de 10,1% em relação a agosto de 2024. Na comparação com 2019 (antes da pandemia), o crescimento foi de 11,9%. E no acumulado dos primeiros oito meses do ano, a alta registrada foi de 9,5%, com 10,5 milhões de passageiros.
Outros destaques para o mês são os números dos aeroportos de Goiânia (GO), Sinop (MT) e Bonito (MS). Em Goiânia, o desempenho para agosto foi o melhor da história, com 337.052 passageiros. No ano passado, em agosto, foram registrados 294.382 passageiros.
Já em Mato Grosso, houve uma alta de 30,2%, quando se compara a movimentação em agosto deste ano (43.423 passageiros) e do ano passado (33.354). O Aeroporto de Bonito cresceu 11,6% no acumulado de janeiro a agosto, quando comparado ao mesmo período de 2024 – um recorde dos últimos dez anos.








