Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
O gerente de Gestão Integrada da Transição Energética da Petrobras, Carlos Alberto Marçal, disse nesta segunda-feira (8) que a Petrobras planeja participar do LRCAP de baterias (Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência voltado a sistemas de baterias), previsto para abril de 2026 e com entrega em 2028.
“Isso está contemplado na carteira em avaliação do Plano Estratégico 2026-2030. Não é uma certeza ainda, mas faz sentido dentro da nossa estratégia. É uma oportunidade na qual já vínhamos pensando e o leilão de reserva de capacidade é a melhor forma de entrar [no negócio de baterias]”, disse Marçal. Ele falou a jornalistas em palestra sobre descarbonização, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.
A Petrobras planeja investir US$ 2,4 bilhões em projetos de gás e energias de baixo carbono até 2030. Desse montante, 11% ou US$ 264 milhões estão em avaliação, universo em que se encaixaria um eventual projeto de baterias da Petrobras, segundo o executivo.
A gerente geral de Transição Energética no Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras), Roberta Mendes, acrescentou que a Petrobras já testa baterias em projeto piloto associado à usina termelétrica da estatal em Juiz de Fora (MG). Para o leilão de 2026, no entanto, a estatal usaria baterias já usadas no mercado. Segundo Marçal, o formato do projeto vai depender dos termos do leilão, que estão em consulta pública do MME (Ministério de Minas e Energia).








