da Agência iNFRA
A Petrobras ampliou sua atuação comercial na Índia ao renovar e expandir contratos de fornecimento de petróleo com as principais refinadoras estatais do país. Os novos acordos foram firmados durante a India Energy Week, evento internacional do setor energético realizado em Goa e que segue até sexta-feira (30).
As renegociações envolvem a IOC (Indian Oil Corporation Limited), a BPCL (Bharat Petroleum Corporation Limited) e a HPCL (Hindustan Petroleum Corporation Limited), com vigência dos contratos estendida até março de 2027.
Somados, os instrumentos comerciais preveem um potencial de comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo, com valor que pode ultrapassar US$ 3,1 bilhões. No caso da IOC, maior refinadora estatal indiana, o contrato estabelece a venda de até 24 milhões de barris de óleo brasileiro por um período inicial de doze meses, com possibilidade de prorrogação por igual prazo. Já nos acordos com a BPCL e a HPCL, a Petrobras elevou o volume máximo contratado de 6 milhões para 18 milhões de barris em cada contrato, também válidos até março de 2027.
De acordo com o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Cláudio Schlosser, as novas operações consolidam a presença da companhia no mercado indiano e contribuem para ampliar a base de clientes internacionais.
A Índia figura entre os maiores importadores de petróleo do mundo, com compras em torno de 5 milhões de barris por dia.




