Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A Petrobras informou nesta quinta-feira (8) que a modernização da HDT (Unidade de Hidrotratamento) da Revap (Refinaria Henrique Lage) vai permitir que a unidade amplie em cerca de 80% a produção de diesel S-10. A refinaria, localizada em São José dos Campos (SP), começou a operar a nova HDT no fim de dezembro após receber autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
“Parte da capacidade anteriormente destinada ao diesel S-500 será realocada para a produção de diesel S-10, em resposta à demanda crescente por combustíveis mais limpos”, informou a Petrobras. O diesel S-10 é um combustível de baixo teor de enxofre, que atende a padrões ambientais mais rigorosos e aumenta a durabilidade dos motores. Até por isso, tem maior valor agregado.
No comunicado, a Petrobras lembrou que a Revap possui capacidade de processamento de até 252 mil barris de petróleo por dia e responde por cerca de 14% da produção de derivados da Petrobras. A refinaria também se destaca na produção de QAV (querosene de aviação), atendendo aproximadamente 75% da demanda do Aeroporto Internacional de Guarulhos, além de produzir gasolina e GLP (gás liquefeito de petróleo) para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo.








