da Agência iNFRA
No primeiro quadrimestre de 2025, os portos catarinenses registraram o maior crescimento na movimentação total de cargas entre os estados do Sul, com alta de 7,93% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto o índice nacional recuou 1,1%, segundo dados da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) apurados pela SPAF (Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias), do Governo de Santa Catarina.
O estado também lidera com folga a movimentação de contêineres na região, respondendo por 20% do total operado no Brasil. Somente até abril, passaram pelos portos catarinenses 949,1 mil TEUs, o equivalente a 10,2 milhões de toneladas. Os destaques são o Porto Itapoá (489,8 mil TEUs) e o Portonave (348,1 mil TEUs), que figuram entre os três e quatro maiores movimentadores de contêineres do país, respectivamente.
“Com o apoio que temos dado em investimentos nos portos públicos, com a PPP [Parceria Público-Privada] que fizemos para aumentar a capacidade de entrada de navios na Baía da Babitonga, esses números vão crescer ainda mais no futuro”, afirmou o governador Jorginho Mello.
No total, os portos catarinenses movimentaram 21,8 milhões de toneladas entre janeiro e abril. O Porto de São Francisco do Sul liderou o volume, com 5,7 milhões de toneladas, seguido por Itapoá (5,4 milhões), Terminal Aquaviário de São Francisco (3,4 milhões), Portonave (3,3 milhões), Imbituba (2,3 milhões) e Itajaí (858 milhões).