da Agência iNFRA
A partir da próxima sexta-feira (27), quem passar pela BR-101/RJ, trecho concedido à concessionária Autopista Fluminense, vai pagar novos valores nas tarifas de pedágio. Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (24) a aprovação do reajuste de 5,32% pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O cálculo do percentual tomou como base a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulada entre maio de 2024 e maio de 2025.
De acordo com a agência, o reajuste impacta as cinco praças de pedágio no trecho da BR-101/RJ, entre a divisa com o Espírito Santo e a Ponte Rio-Niterói. Os novos valores foram arredondados, conforme os parâmetros definidos pela ANTT. Confira a nova tabela de preços do pedágio no trecho da Autopista Fluminense.
Instrumento previsto nos contratos de concessão, o reajuste busca garantir o equilíbrio econômico-financeiro dos investimentos, da manutenção e da operação da rodovia. Esse equilíbrio é essencial para assegurar a continuidade dos serviços, incluindo conservação, segurança viária e atendimento ao usuário.