da Agência iNFRA
Foi instalada nesta quarta-feira (2), no Senado Federal, a Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil. O colegiado, que será presidido pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), com o senador Lucas Barreto (PSD-AP) na vice-presidência, tem como objetivo apoiar ações legislativas e acompanhar o licenciamento ambiental voltado à exploração de petróleo na região que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte.
Criada por meio do PRS (Projeto de Resolução do Senado) 2/2025, a iniciativa reúne 13 senadores de diferentes estados, como Maranhão, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul e da Região Norte, que pretendem fiscalizar a atividade exploratória na Margem Equatorial e defender sua viabilidade econômica como ferramenta para o desenvolvimento regional.
Durante a instalação, o senador Zequinha destacou o potencial do petróleo para combater a pobreza na Amazônia, citando que 9,5% dos domicílios do Pará enfrentam insegurança alimentar grave. “Criamos essa frente parlamentar para somar forças e juntos ajudarmos a reverter essa triste realidade que condena os estados da Amazônia. O petróleo na Margem Equatorial pode ser a solução para a região e para o Brasil.”, afirmou o senador.
Já o senador Lucas Barreto criticou ações que buscam suspender o licenciamento ambiental e defendeu a exploração responsável como fonte de receita para investimentos em infraestrutura, saúde e educação.