Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
O SGB (Serviço Geológico do Brasil, antiga CPRM) fechou parceria com o Cetem (Centro de Tecnologia Mineral) para a “execução de ações conjuntas visando a execução das atividades voltadas [a] estudos de minerais críticos e estratégicos” no país. O extrato do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) foi publicado na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União.
A cooperação está voltada para cinco objetivos: avaliação da oferta e demanda de minerais críticos no Brasil; caracterização químico-mineralógica, textural e estrutural de materiais; realização de ensaios tecnológicos para proposição de rotas de aproveitamento de materiais; troca de experiência no desenvolvimento e implantação de novas metodologias para caracterização de materiais nos laboratórios analíticos do Cetem e do SGB; e desenvolvimento de tecnologias para redução do uso e aumento do reuso de água na mineração.
O SGB é estatal ligada ao MME (Ministério de Minas e Energia), enquanto o centro de pesquisa é vinculado ao MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação). O acordo firmado não envolve troca de recursos entre a estatal e o órgão de pesquisa.
Outras parcerias
O SGB já firmou parceria com outros órgãos federais para acelerar a exploração de minerais críticos no Brasil. A mais recente envolveu a integração entre plataformas da estatal e da ANM (Agência Nacional de Mineração). Neste caso, o interesse é indicar o potencial de localidades para a exploração desses minerais aos investidores interessados em participar do leilão programado para 2025.








