Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A petroleira anglo-holandesa Shell informou ter obtido licença para operar como EBN (Empresa Brasileira de Navegação). Será a primeira petroleira estrangeira nessa condição. Com isso, a companhia iniciou a operação do navio tanque aliviador “DP Ametista Brasil”, embarcação registrada no país e operada com tripulação integralmente brasileira.
“O navio será utilizado no transporte de óleo por cabotagem ao longo da costa brasileira, com foco em operações ligadas aos ativos do pré-sal na Bacia de Santos, para a eficiência logística e operacional das atividades da Shell no país”, informou em nota a companhia.
A empresa relata que, após treinamento, 48 profissionais marítimos brasileiros já atuam no navio. A embarcação foi construída na Coreia do Sul para a empresa KNOT (Knutsen NYK Offshore Tankers) e integrou a frota afretada da Shell por cerca de oito anos, sendo finalmente incorporada. Esse movimento permitiu à Shell “atender aos requisitos regulatórios necessários para a obtenção da licença de EBN”, informou a petroleira.








