Marisa Wanzeller e Lais Carregosa, da Agência iNFRA
A audiência com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na CME (Comissão de Minas e Energia) da Câmara dos Deputados, prevista para quarta-feira (27), deve ser desmarcada. Segundo fontes, o ministro justificou a ausência em função de viagem para acompanhar o presidente Lula em Manaus (AM), em agenda de anúncios do Luz para Todos.
Com isso, a comissão deverá apreciar um requerimento de convocação, que já entrou na pauta da sessão deliberativa. Se aprovado, o ministro será obrigado a comparecer, sob pena de crime de responsabilidade.
O presidente da CME, Joaquim Passarinho (PL-PA), havia adiado a votação do requerimento do deputado Evair Vieira de Melo (Republicanos-ES), em um gesto ao ministro, que disse que compareceria à audiência. Os parlamentares cobram esclarecimentos sobre a antecipação de usinas do LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência) 2026.
No Senado, a CI (Comissão de Serviços de Infraestrutura) aprovou a convocação no dia 19 de maio, a partir de um requerimento apresentado pelo presidente do colegiado, senador Marcos Rogério (PL-RO).






