Lais Carregosa, da Agência iNFRA
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta-feira (4) que vai discutir a continuidade da usina nuclear de Angra 3 com o grupo EDF, em agenda na França na sexta-feira (6). Segundo o ministro, a usina tem “sinergia” com o braço de reatores nucleares da EDF, a Framatome.
“Angra 3 especificamente é uma obra que tem uma sinergia muito grande com a Framatome, que é quem vendeu os equipamentos até agora utilizados naquela importante usina no Brasil”, afirmou. Com a eventual saída da Eletrobras do negócio, prevista em acordo com a União, o governo depende de um novo investidor para fazer frente às garantias de financiamento da usina.
De acordo com Silveira, a pasta também deve levar à reunião soluções para o curtailment no Brasil. Atualmente, discute-se no MME (Ministério de Minas e Energia) a publicação de uma portaria para tratar do tema.