31/07/2025 | 12h03

Horário de verão pode otimizar uso da geração renovável, avalia Thymos Energia

Foto: Domínio Público

da Agência iNFRA

A Thymos Energia avalia que o retorno do horário de verão pode ajudar a mitigar a demanda por eletricidade nos horários de pico e contribuir para a confiabilidade do sistema elétrico. Com a nova configuração da matriz elétrica nacional, a medida tem potencial para melhorar o aproveitamento da geração renovável, especialmente solar e eólica.

Segundo a consultoria, a antecipação em uma hora dos relógios pode ampliar a oferta de energia solar durante o primeiro pico de consumo, entre 13h e 17h, e auxiliar na transição para o segundo pico, entre 19h e 22h. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a energia solar representa atualmente 24,5% da matriz elétrica, com mais de 59 GW de capacidade instalada, e, de acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), só no primeiro semestre de 2025 foram acrescidos 5,1 GW.

A Thymos destaca ainda que o horário de verão pode favorecer o aproveitamento da geração eólica, que tem melhor desempenho no início da noite. A fonte corresponde hoje a 13,9% da matriz elétrica, com mais de 33 GW de capacidade. Para a consultoria, a medida pode ser estratégica ao melhorar o uso das fontes renováveis disponíveis.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!