da Agência iNFRA
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta sexta-feira (19) um pacote de investimentos estratégicos para o Porto do Recife (PE). Foi assinado o termo de compromisso para a dragagem de readequação do porto e lançado o edital de arrendamento do TMP (Terminal Marítimo de Passageiros) Recife. A cerimônia contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e do presidente do Porto do Recife, Tito Lívio de Morais.
A obra de dragagem, estimada em R$ 100 milhões, vai ampliar a profundidade dos canais internos e externos, permitindo calado de até 12 metros. A medida possibilitará a atracação de navios de maior porte, aumentando a segurança e a eficiência da operação.
Segundo o governo federal, os investimentos têm como objetivo reduzir custos logísticos, atrair novas cargas e fortalecer o turismo na região. Em 2024, o setor portuário registrou o maior volume de movimentação da história, superando 1,3 bilhão de toneladas, e no primeiro semestre de 2025 já houve crescimento de mais de 4% em relação ao ano anterior.








