19/09/2025 | 18h30

Petrobras coloca em operação maior aerogerador onshore das Américas

Foto: Divulgação/Petrobras

da Agência iNFRA

A Petrobras, a WEG e a Statkraft colocaram em operação o maior aerogerador onshore das Américas. A Petrobras aportou R$ 130 milhões, oriundos da cláusula de PD&I com a ANP, e firmou parceria com a WEG, empresa brasileira global de equipamentos eletroeletrônicos, para desenvolver o equipamento.

O projeto contou ainda com a contribuição do BNDES e governo federal por meio do Ministério do Meio Ambiente. Construído pela WEG, com 7MW de potência instalada, pode gerar cerca de 2.500 MWh/mês, equivalente ao consumo anual de cerca de 15 mil residências brasileiras.

O aerogerador foi comprado e instalado pela Statkraft no projeto de modernização do Parque Eólico de Seabra, no Complexo de Brotas de Macaúbas, na Bahia.  A cláusula de PD&I faz parte dos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural e prevê que as empresas invistam um percentual de sua receita bruta, gerada pelos campos de grande produção, em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

A modernização do Complexo de Brotas de Macaúbas trará ganhos significativos de eficiência e produtividade, aproveitando as excelentes condições de vento da região. Com isso, o empreendimento continuará contribuindo para o abastecimento de milhares de residências com energia limpa, mantendo sua relevância no cenário eólico brasileiro.

 Uma das vantagens do novo aerogerador é a redução do custo da energia. Com essa capacidade, produz mais eletricidade por unidade de área ocupada, reduzindo a necessidade de instalação de múltiplos aerogeradores. Isso também otimiza o uso do terreno e tende a diminuir os custos gerais de instalação e manutenção.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!