da Agência iNFRA
As superintendências regionais de desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Centro-Oeste (Sudeco) e do Nordeste (Sudene) firmaram, nesta quarta-feira (1º), um Acordo de Cooperação Técnica para ampliar a articulação e fortalecer o planejamento conjunto de ações estratégicas.
O documento cria um Fórum Permanente de Articulação Interinstitucional, que terá como foco a construção de agendas comuns voltadas à redução das desigualdades e ao desenvolvimento sustentável das três regiões. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e busca reforçar a governança federativa e a integração entre políticas públicas.
Segundo o secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, a criação do fórum deve dinamizar o compartilhamento de soluções, especialmente diante da previsão de novos aportes internacionais a partir de 2026.
“A ideia é criar um fluxo permanente de captações para os fundos. Isso fortalece as superintendências, que coordenam os planos regionais e vão garantir que os novos recursos sigam as diretrizes de desenvolvimento”, explicou.
Entre os objetivos do fórum estão o estímulo a cadeias produtivas estratégicas, a criação de uma rede colaborativa de dados e conteúdos temáticos e a implementação de um programa de intercâmbio entre servidores e especialistas das três superintendências.
O acordo terá vigência inicial de 60 meses, com possibilidade de prorrogação. A expectativa é que o fórum permanente contribua para otimizar recursos, ampliar o impacto das políticas públicas e consolidar as superintendências como protagonistas do desenvolvimento integrado e sustentável no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.





