da Agência iNFRA
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um financiamento de R$ 848 milhões para ampliar e modernizar o terminal de contêineres do Porto de Salvador, operado pela Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons. Os recursos são do Fundo da Marinha Mercante, vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos.
O projeto, autorizado em 2024 pelo Conselho Diretor do Fundo, prevê a expansão do pátio de armazenagem, a compra de novos equipamentos e a execução de obras de infraestrutura e modernização tecnológica. Com as melhorias, a capacidade do terminal deve dobrar, passando dos atuais 553 mil para mais de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner padrão) por ano. O ritmo de operação no cais também deve aumentar, de 70 para mais de 100 movimentos de carga por hora.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a ampliação do terminal “contribuirá para reduzir gargalos logísticos, fortalecer a integração comercial entre Estados das Regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte, sobretudo Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, e os mercados externos, além de ampliar a competitividade das exportações nacionais”.








