Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
A Vale retomou o posto de maior produtora mundial de minério de ferro, conforme relatório de produção de 2025 divulgado nesta terça-feira (27). Com a produção de 336 Mt (milhões de toneladas) no ano passado, a mineradora brasileira superou a rival australiana Rio Tinto, que alcançou a produção de 327,3 Mt no mesmo período.
De acordo com o resultado do quarto trimestre de 2025, a Vale alcançou sua melhor marca de produção anual de minério de ferro desde 2018. O mesmo ocorreu com o cobre, ao atingir 382 kt (mil toneladas) no ano passado. O desempenho é explicado pela “produção recorde histórica” em Salobo e a “performance operacional consistente” em Sossego e nos ativos polimetálicos do Canadá.
A possibilidade de retorno à liderança do mercado já vinha sendo anunciada pelo presidente da Vale, Gustavo Pimenta. No fim de outubro, durante evento em Salvador, o executivo falou da chance disso ocorrer em 2025, ao mencionar a expectativa de chegar à produção de 360 Mt/ano.
Níquel
De acordo com a Vale, a produção de níquel foi a mais alta desde 2022, totalizando 177 kt. Neste caso, esse comportamento é explicado pelo comissionamento “bem-sucedido” do segundo forno de Onça Puma, no Pará, e pelo melhor desempenho das minas subterrâneas de Voisey’s Bay, no Canadá.





