06/02/2026 | 14h59

DNIT inicia dragagem no Rio Paraguai com aporte de R$ 12 milhões

Foto: ANTAQ/Divulgação

da Agência iNFRA

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) iniciou a campanha de dragagem do Rio Paraguai no tramo Norte, entre Cáceres (MT) e Corumbá (MS), com previsão de remover cerca de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos em 25 pontos críticos. A ação conta com investimento de R$ 12 milhões do Novo PAC e tem como objetivo manter a navegabilidade e garantir segurança ao transporte de cargas na hidrovia.

O primeiro trecho atendido foi o passo Descavaldinho, a cerca de 110 quilômetros de Cáceres. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no passo Papagaio, considerado prioritário.

A dragagem também será realizada em outros pontos do rio, como Ponte, Inharosa, Passagem Velha, Ilha Portobrás, Jacobina, Furado do Totico, Simão Nunes, Jauru, Cambará, Pote, Tucum, Ilha do Tucum, Soldado, Barranco Vermelho, Ilha Barranco Vermelho, Beiçudo, Baiazinha, Corixão, Baía das Éguas, Morrinho, Morro Pelado, Presidente e Paratudal.

Segundo o DNIT, a iniciativa busca assegurar condições adequadas para o transporte fluvial e contribuir para a integração logística da região, considerada estratégica para o escoamento de cargas no Centro-Oeste.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!