da Agência iNFRA
A Infra S.A. assumiu a estruturação de projetos de infraestrutura estratégicos para o governo federal em atuação sustentada por três pilares principais: equipe técnica qualificada, processos bem organizados e aprendizado constante. A receita é descrita pelo diretor de Planejamento da estatal, Cristiano Della Giustina, em entrevista ao Estúdio iNFRA.
“Nós temos uma equipe técnica extremamente qualificada, super multidisciplinar. Estruturar um projeto de concessão envolve integrar engenharia, economia, finanças, tem um pouco de contabilidade, tem toda a parte ambiental, aspectos jurídicos, aspectos regulatórios”, listou Della Giustina no último dia 2, durante o Agenda Infra Brasil, evento realizado pela Agência iNFRA em Brasília.
Para ele, existe um ciclo virtuoso neste processo. Projetos melhores geram mais confiança dos investidores, aumentam a competitividade dos leilões e produzem melhores resultados. “Esse histórico de sucesso retroalimenta o processo, porque cada novo projeto incorpora as lições aprendidas dos anteriores”, afirma o diretor.
Superintendente de Projetos Portuários e Aquaviários na Infra S.A., Fernando Corrêa dos Santos destacou em conversa no Estúdio iNFRA o momento de inflexão vivido no setor portuário a partir das concessões de canais de acesso aquaviário – modelo que estreou com o Porto de Paranaguá (PR).
“Durante muitos anos a dificuldade de acesso e calados adequados foram grandes desafios para o desenvolvimento dos portos brasileiros […] Essa concessão muda a forma de encarar a infraestrutura aquaviária”, disse o técnico, lembrando que mais projetos neste formato estão sendo elaborados pela Infra S.A.
No segmento de aviação, o gerente de Projetos Aeroportuários da estatal, Raul Sandoval Cerqueira, ressaltou o foco da empresa no desenvolvimento da aviação regional e contou que a Infra S.A. está preparando um modelo de simulação específico para responder a questões que surgem por quem procura desenvolver a infraestrutura para alavancar esse tipo de mercado. “[Queremos responder] questões do tipo: a introdução de uma nova aeronave, como isso impacta numa malha regional?”, contou.
Coordenador de Projetos Rodoviários da Infra S.A., Redson Vieira detalhou como a empresa amadureceu na estruturação de concessões de rodovias. Desde 2023, foram doze leilões modelados pela empresa para este segmento, com mais de R$ 100 bilhões em Capex contratado. “O mercado confia, atesta a qualidade dos projetos e a execução. Hoje conseguimos ver os resultados na prática”, afirmou.






