04/02/2026 | 22h10

ABPIP: Produção de petroleiras independentes alcança 364 mil barris por dia

Foto: Domínio Público

Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA

A produção média das pequenas e médias petroleiras do país, as chamadas independentes, foi de 364,3 mil boe/d (barris de óleo equivalente por dia) em 2025, uma alta de 22,8% com relação ao ano anterior, informou nesta quarta-feira (4) a ABPIP (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás).

Esse crescimento, informa a entidade, reflete principalmente a expansão da produção no mar no Rio de Janeiro, mas, também, avanços relevantes em outros estados produtores.

Somente em dezembro de 2025, informou a ABPIP, essa produção atingiu 384,9 mil boe/d, uma alta de 48,1% na comparação anual, o que define como “sinal positivo” para o início de 2026.

“Mesmo em um ambiente econômico mais desafiador, os associados da ABPIP ampliaram de forma consistente a oferta nacional de petróleo e gás, fortaleceram a base produtiva para 2026 e mantiveram uma contribuição relevante para a geração de empregos e renda nos estados produtores”, disse em nota o presidente da ABPIP, Marcio Felix.

Separando por produtos, na média de janeiro a dezembro, a produção de petróleo alcançou 273,0 mil boe/d, crescimento de 25,0% frente a 2024. Já o gás natural somou 14,5 milhões de metros cúbicos por dia, alta de 16,6% no mesmo período.

Rio lidera
No acumulado do ano, o Rio de Janeiro respondeu por 73% do crescimento total, adicionando aproximadamente 49,4 mil boe/d ao volume médio anual. Outros estados também contribuíram de forma relevante, tais como Maranhão, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas. A produção de óleo e gás no Amazonas permaneceu praticamente estável em 2025 ante o ano anterior.

Em terra
No período analisado, houve crescimento tanto no mar quanto em terra. A produção onshore cresceu 9,9% em 2025, adicionando mais de 12 mil barris de óleo equivalente por dia à média nacional e respondendo por 18% do aumento total da produção no ano. Em que pese a expansão contínua do onshore, esse resultado evidencia a manutenção relevância dos ativos terrestres, principalmente campos maduros e em regiões produtoras tradicionais.

Ainda segundo a ABPIP, a atividade das petroleiras independentes que integram a associação garantiu 9.350 empregos diretos e 86.021 indiretos em 2025.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!