da Agência iNFRA
O diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, ressaltou a importância de percorrer caminhos sustentáveis na transição energética, garantindo a alocação justa dos custos tarifários e atenção à população mais vulnerável, sem comprometer a segurança operacional do sistema elétrico.
“A ANEEL está ajustando regras e instrumentos para ampliar a flexibilidade, elevar a qualidade do serviço e preservar a modicidade tarifária — mas é fundamental que leis e incentivos caminhem na mesma direção, promovendo eficiência e equilíbrio para todo o setor”, afirmou durante participação no Fórum Brasil de Ideias: Segurança Jurídica e Infraestrutura, promovido pelo Grupo VOTO em parceria com o Brazil Journal, no Rio de Janeiro.
O encontro reuniu autoridades do setor público e lideranças empresariais para debater transição energética, infraestrutura e segurança jurídica. O diretor-geral foi um dos palestrantes do painel “Transição Energética e Segurança de Abastecimento: o Equilíbrio Possível”, ao lado do deputado Fernando Coelho Filho, do CEO da Light, Alexandre Nogueira, e do CEO da Edge, Demétrio Magalhães. A moderação ficou a cargo do repórter André Jankavski, do Brazil Journal.
Durante o painel, foram discutidos temas como pobreza energética, mudanças aceleradas na matriz energética, planejamento e operação do sistema elétrico, pressão tarifária, subsídios, períodos de sobreoferta de geração renovável e as principais frentes de atuação da agência reguladora.Também participaram do fórum o ministro da AGU (Advocacia Geral da União), Jorge Messias, ministro dos Transportes, Renan Filho, ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.








