15/07/2025 | 15h11  •  Atualização: 18/07/2025 | 13h30

ANP divulga lista com 15 empresas aptas a disputar leilão de partilha de outubro

Foto: André Ribeiro/Agência Petrobras

Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgou nesta terça-feira (15) a lista das 15 empresas aptas a participar do próximo leilão de áreas sob regime de partilha (pré-sal). São elas: Petrobras, Shell, Chevron, TotalEnergies, Equinor, BP Energy, Petrogal, Petronas, Ecopetrol, karoon, Qatar Energy, as chinesas Sinopec e CNOOC, além das brasileiras independentes Brava e Prio.

Desse grupo, informou a ANP, 12 empresas já tinham inscrição ativa e outras três – Brava (ainda sob o nome 3R Petroleum Offshore), Prio e Karoon – estão se apresentando pela primeira vez para uma disputa por áreas do pré-sal.

O certame está marcado para o dia 22 de outubro. As petroleiras têm até 6 de agosto para apresentar declaração de interesse com garantia de oferta para um ou mais blocos entre os 13 constantes do edital, nas bacias de Campos e Santos dentro do polígono do pré-sal. Empresas que não apresentarem declaração de interesse poderão apresentar ofertas de forma consorciada com licitante que o tenha feito dentro do prazo.

Depois, até 20 de agosto, a ANP vai divulgar quais blocos receberam declarações de interesse por parte das empresas e, portanto, estarão em oferta no leilão. Nesse tipo de leilão, vence quem oferecer a maior parcela da produção em óleo à União.

Tags: