Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
O novo calendário da revisão tarifária do transporte de gás, aprovado pela diretoria colegiada da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nesta quinta-feira (6), prevê a realização de duas de suas três fases antes da realização do LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade em forma de Potência), previsto para março.
A primeira fase diz respeito à aprovação de uma nova taxa de retorno, a WACC, para o ciclo tarifário 2026-2030 e deve ficar pronta ainda em dezembro. Já a segunda fase trata da valoração da BRA (Base Regulatória de Ativos), e deve terminar em fevereiro. Ambos os parâmetros incidem no cálculo das tarifas de transporte de molécula e poderão ajudar empresas donas de termelétricas na estimativa dessas taxas e preparação de projetos para o certame.
“É importante que tenhamos pelo menos esses dois elementos (WACC e BRA) porque estamos aí na proximidade do LRCAP, e as térmicas conectadas na rede de transporte precisam ter uma sinalização mais clara de como a ANP vai caminhar para o próximo ciclo tarifário”, disse Pietro Mendes, diretor da ANP que relata parte do processo de revisão tarifária, durante a reunião com seus pares.





