Marisa Wanzeller e Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA
O secretário-executivo do MME (Ministério de Minas e Energia), Arthur Cerqueira Valério, prepara a sua saída do posto. Segundo relataram fontes para a Agência iNFRA, ele deve deixar a pasta e o setor público para seguir carreira privada como advogado ainda no primeiro semestre de 2025.
A data da saída efetiva do secretário do MME ainda não está definida. O prazo de sua permanência está sendo tratado com o ministro Alexandre Silveira, e provavelmente a saída ocorrerá a partir de abril. Segundo fontes, ainda não há um nome alinhado para sucedê-lo.
Valério precisa de licença da AGU (Advocacia-Geral da União), instituição da qual é servidor, para atuar na iniciativa privada. Já há uma consulta em andamento na Comissão de Ética do órgão, relataram.
O advogado teria o projeto de abrir um escritório próprio para atuar em âmbitos estaduais e municipais, e seus planos foram adiados para assumir a cadeira no MME. No entanto, também circula nos bastidores a possibilidade de Valério ir para um escritório já estabelecido e renomado.
Fontes disseram ainda que o secretário já tinha combinado com o ministro Alexandre Silveira desde que foi convidado para o cargo que não ficaria até o fim. Ele almejava seguir esse projeto privado desde quando estava na AGU.
Histórico
Valério atuou como consultor jurídico no MME de março de 2023 até janeiro de 2024, quando assumiu a cadeira de secretário-executivo. Ele já passou pelo Ministério dos Transportes (2007-2015), pelo Ministério das Cidades (2016) e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (2016-2019).
Em julho de 2023, o advogado foi eleito presidente do Conselho de Administração da PPSA (Pré-Sal Petróleo) por indicação do MME.