da Agência iNFRA
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um financiamento de R$ 500 milhões para apoiar investimentos da Rumo S.A. em um projeto de automação de circulação ferroviária.
A iniciativa abrange os estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, entre outros. O aporte será concedido por meio da linha Finem, no âmbito do Programa BNDES Mais Inovação.
O projeto, denominado Positive Train Control 2.0, é um sistema de despacho de trens capaz de identificar com precisão a localização, velocidade e direção das composições em tempo real.
A tecnologia permite o acionamento automático da frenagem em situações de risco, reduzindo falhas humanas e aumentando a segurança de maquinistas e controladores de tráfego.
Segundo a Rumo, a empresa será a primeira operadora ferroviária do mundo a adotar um sistema com esse nível de conectividade e automação. O investimento total –estimado em R$ 501,8 milhões– contempla a instalação da tecnologia em locomotivas e veículos, além de atividades de pesquisa e desenvolvimento.








