Marília Sena, da Agência iNFRA
O auditor do TCU (Tribunal de Contas da União), Frederico Dias, deve ser indicado pelo governo federal ao Senado para assumir a diretoria-geral da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), segundo fontes ouvidas pela Agência iNFRA.
Atualmente, o cargo é ocupado interinamente pelo diretor-geral substituto, Caio Farias, que deve retornar ao seu posto anterior na diretoria, onde possui mandato até dezembro de 2027. A indicação de Frederico já vinha sendo especulada há alguns meses, embora ainda houvesse chances de Farias ser escolhido, de forma efetiva, para a chefia da autarquia. As sabatinas dos indicados devem ocorrer entre os dias 11 e 15 de agosto, conforme informou o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), na sexta-feira (11).
Farias está no comando interino da ANTAQ desde 20 de fevereiro, quando o diretor Lima Filho – que substituiu Eduardo Nery por um dia – convocou uma reunião para a escolha do diretor-geral substituto. Assim como outras agências reguladoras, o órgão enfrenta dificuldades orçamentárias enquanto aguarda a aprovação do comando definitivo da agência. Quem tem representado a autarquia nos debates sobre o tema no Congresso Nacional é a diretora Flávia Takahashi.
Perfil do indicado
Frederico Dias, que deve ser o escolhido para comandar a ANTAQ, é formado em Engenharia Civil e em Direito. Também tem pós-graduação em “Regulação do Setor de Infraestrutura”. Servidor concursado do TCU, integrou o gabinete do ministro do TCU, Bruno Dantas, por cinco anos, e chegou ao posto de secretário-geral da presidência do órgão de controle.
Ao longo da trajetória no tribunal, acompanhou processos relevantes do setor portuário, como a comparação entre TUPs (Terminais de Uso Privado) e portos organizados, auditorias na praticagem, avaliação de investimentos portuários, análise das regras relativas ao OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra), regularidade do decreto dos portos, denúncias sobre o regramento de afretamento de embarcações estrangeiras, entre outros.
Indicados de outras agências
Até o momento, já foram indicados para serem sabatinados no Senado três nomes para a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil): Tiago Faierstein, para diretor-presidente, e Rui Mesquita e Matias Moreira. Para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), as indicações são de Guilherme Sampaio para diretor-geral e de Alex Antonio Azevedo Cruz para diretor. Para a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) estão indicadas para a diretoria Larissa de Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva.
Reportagem atualizada para inclusão de informações.