da Agência iNFRA
O governo federal vai investir na modernização do metrô de Recife por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a União e o estado de Pernambuco. A iniciativa prevê investimentos de R$ 4 bilhões nos cinco primeiros anos após a assinatura do contrato de concessão e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).
O acordo estabelece as bases para a transferência dos ativos da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) ao governo estadual, com estruturação do projeto a partir de estudos elaborados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O processo licitatório será acompanhado pelo Ministério das Cidades e pela Casa Civil.
Como medidas iniciais, até dezembro de 2026 serão destinados R$ 57 milhões para obras civis, recuperação de coberturas e contratação de serviços voltados à melhoria das condições de conforto e segurança nas estações. Também está prevista a incorporação de 11 trens à frota, por meio de aquisição ou transferência de outras unidades operadas pela CBTU.
O contrato de concessão terá prazo de 30 anos e contempla, entre os principais investimentos, a compra de 18 novos trens e quatro VLTs (veículos leves sobre trilhos). A expectativa é ampliar a capacidade do sistema, aumentar a regularidade das viagens e elevar o padrão de atendimento aos usuários do transporte público na Região Metropolitana do Recife.








