Porto de Paranaguá dispara na liderança da exportação de soja em 2024

da Agência iNFRA

O Porto de Paranaguá (PR) foi responsável por transportar 37,5% da exportação brasileira de soja em janeiro deste ano. Em segundo lugar está o Porto de Santos, com 20,9% do total. Os dados serão divulgados pela Portos do Paraná nesta terça-feira (12) e são retirados do Comex Stat, estatísticas oficiais do comércio exterior do país.

Em janeiro de 2024, a Portos do Paraná movimentou 1,822 milhão de toneladas do complexo soja. Deste total, 1,177 milhão de toneladas são do grão de soja. O grão apresentou um crescimento de 202% em comparação ao ano anterior (389.123 toneladas). No farelo de soja, utilizado na produção de ração animal, foram 606,3 mil toneladas movimentadas, 118% a mais que em janeiro de 2023.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comentou que as perspectivas seguem positivas para o restante do trimestre e atribuiu os bons números de 2024 à estratégia logística do porto para atender a uma grande demanda represada do mercado desde 2023.

O aumento do complexo soja impulsionou a Portos do Paraná a iniciar 2024 com mais um recorde de movimentação. Ao todo, 5,064 milhões de toneladas foram movimentadas em janeiro, volume 20% maior em comparação ao mesmo período do ano passado e maior volume já movimentado no mês.

Em valor exportado, que chegou a US$ 1,82 bilhão no mês de janeiro, o crescimento é um pouco maior, 29,2%. Segundo os dados da Portos do Paraná, o principal destino é a China, que comprou US$ 758 milhões de produtos brasileiros via o porto paranaense.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos