Marisa Wanzeller e Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME (Ministério de Minas e Energia), Vitor Saback, deixa o cargo nesta quarta-feira (2), disseram fontes. A exoneração, a pedido, foi publicada no Diário Oficial da União.
A informação é que Saback irá para o setor privado. A atual diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Ana Paula Bitencourt, deve assumir a cadeira como interina até a escolha do novo secretário ou sua confirmação na vaga, segundo fontes.
Em 13 de março, o governo encaminhou sua lista de indicados para o Conselho de Administração da Petrobras sem o nome de Saback. Ele está no colegiado desde 2023. Para o seu lugar foi indicado Fernando Coura, representante do setor de mineração de Minas Gerais.
Nova baixa
O secretariado do MME terá mais uma baixa nos próximos dias. Segundo fontes do governo, a exoneração, a pedido, do secretário-executivo, Arthur Valério, deve ser publicada em 2 de maio.
A saída também já está acertada com Silveira. Assim como Saback, o advogado da União deixará o posto para seguir para o setor privado. Para a cadeira, o principal cotado no momento é o atual secretário de Petróleo e Gás, Pietro Mendes.