Marília Sena, da Agência iNFRA
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo realizará, no primeiro trimestre do próximo ano, a licitação do novo terminal de contêineres do Porto de São Sebastião (SP). Segundo ele, o empreendimento vai ampliar a capacidade de operações em São Paulo.
“São Sebastião será um porto multipropósito que também terá operação de contêineres. Essa é uma medida estratégica. As duas concessões – incluindo a do Tecon Santos 10 – vão resolver definitivamente o crescimento do setor portuário do estado de São Paulo”, declarou após evento da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), em Brasília.
O ministro também reafirmou a previsão de realizar, na segunda quinzena de dezembro, o leilão do megaterminal de contêineres em Santos, o Tecon Santos 10. Ele destacou a preocupação com a concentração de mercado no certame e ressaltou que a posição do MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) será a mesma do TCU (Tribunal de Contas da União), que deve analisar o processo ainda neste mês de outubro.
“Se você ler com calma a nossa manifestação, verá que o ministério vai seguir a determinação do TCU. Precisamos atrair mais players internacionais para ampliar a democratização do Porto de Santos. Tenho dúvidas se é saudável manter a grande concentração nas mãos de poucos operadores, quando temos a oportunidade de ampliar a participação de quem deseja atuar no porto”, disse.
De acordo com Silvio Costa Filho, após a análise do TCU, o MPor realizará um roadshow para atrair investidores ao leilão do Tecon Santos 10. “Nossa ideia é promover, já no início de novembro, um grande roadshow com empresas internacionais e brasileiras interessadas em participar do Tecon Santos 10”, concluiu.








