da Agência iNFRA
Considerar as mudanças climáticas no planejamento energético pode reduzir em até 13% os custos de operação do sistema elétrico brasileiro e gerar uma queda média de 7% nas tarifas de energia, além de aumentar a segurança do suprimento. É o que diz um estudo divulgado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
O levantamento integra o projeto Sistemas de Energia do Futuro, desenvolvido pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, executado pela GIZ em parceria com o MME (Ministério de Minas e Energia) e com apoio da PSR e da Tempo OK.
A análise considerou 24 modelos climáticos globais e identificou que alterações nos regimes de chuva e temperatura devem reduzir as vazões nos subsistemas Sudeste, Norte e Nordeste, e aumentá-las no Sul, afetando a geração hidrelétrica e a operação integrada do sistema.
O aquecimento global, de acordo com o estudo, tende a elevar o consumo de eletricidade entre 3% e 4% nos meses mais quentes, podendo chegar a 6% nos cenários de emissões mais altas, pressionando o sistema justamente quando há menor oferta hídrica.
*Texto atualizado às 15h33 da quarta-feira (5) para correção de informações referentes aos dados divulgados pela EPE.








