da Agência iNFRA
A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada em Rondônia e operada pela Axia, foi reconhecida com o “nível ouro” do HSS (Hydropower Sustainability Standard), certificação internacional que avalia o desempenho de empreendimentos hidrelétricos com base em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). O selo é concedido pela Hydropower Sustainability Alliance, organização internacional independente voltada à promoção de boas práticas no setor.
O HSS possui três níveis de certificação – bronze, prata e ouro – e o nível máximo indica aderência aos padrões mais elevados de sustentabilidade adotados globalmente. No Brasil, apenas três usinas em operação detêm o nível ouro da certificação: Santo Antônio, Jirau e Mascarenhas de Moraes.
A certificação avalia 12 temas relacionados aos eixos ambiental, social e de governança, incluindo gestão ambiental e social, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, qualidade da água e dos sedimentos, condições de trabalho, proteção da biodiversidade, preservação do patrimônio cultural e relacionamento com povos indígenas.
O processo de avaliação envolve a análise de evidências técnicas, visitas de campo, entrevistas com partes interessadas e consultas públicas, além da verificação de práticas adotadas na operação da usina em relação aos critérios estabelecidos pelo padrão internacional.





