07/08/2026 | 17h40

Abegás avalia que Gas Release pode ampliar competição no gás natural

Foto: Comgás

da Agência iNFRA

A Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) avaliou como positiva a decisão da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) de abrir consulta pública para regulamentar o programa Gas Release. A entidade afirmou que a medida pode contribuir para a desconcentração da oferta e para o desenvolvimento de um mercado de gás natural mais competitivo.

Segundo a Abegás, a consulta pública, com duração de 45 dias e realização de audiência pública, reforça a transparência do processo regulatório. “Para o desenho e a fixação de metas efetivas no programa, a Abegás sugere que a adoção do HHI (Índice Herfindahl-Hirschman) para cada região possa ser
um excelente parâmetro”, diz a nota.

Para a entidade, o sucesso do Gas Release dependerá da capacidade do programa de ampliar efetivamente a oferta de gás e estimular a chamada competição “gás-gás”, com mais agentes disputando o fornecimento da molécula.

“A viabilização dessa concorrência direta entre ofertantes permitirá que as metodologias de correção de preço se diversifiquem, deixando de se limitar à indexação ao Brent (indicador internacional de petróleo), que hoje não reflete a realidade da produção nacional e prejudica a competitividade do energético”, completa a associação.

A Abegás afirma que a maior concorrência pode permitir novas metodologias de formação de preços, reduzindo a dependência de referências internacionais como o Brent e aumentando a competitividade do energético no país.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!