ANA aprova duas normas de referência para regular saneamento no país

Luana Dorigon, da Agência iNFRA

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) aprovou duas NRs (Normas de Referência) para o setor de saneamento básico, em reunião extraordinária realizada na última quarta-feira (10). 

A primeira NR aprovada visa estabelecer diretrizes para a governança regulatória a serem seguidas pelas ERIs (Entidades Reguladoras Infranacionais) – encarregadas da regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico. Essas diretrizes abrangem procedimentos e mecanismos que orientam a atuação, estrutura administrativa e processo decisório dessas entidades. A norma foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (16).

A segunda NR tem como foco a matriz de riscos para contratos de prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. As duas NRs entram em vigor em 1º de fevereiro.

Ainda neste mês, a diretoria da ANA prevê concluir a aprovação de outras duas NRs, além de iniciar pelo menos mais cinco consultas públicas para outras normas de referência em análise, como mostrou reportagem da Agência iNFRA

Pró-Saneamento
A diretoria colegiada também aprovou o ato normativo que institui o Pró-Saneamento (Programa de Incentivo ao Fortalecimento da Governança Regulatória do Saneamento Básico).

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos